Com todas as medidas preventivas e de cuidados sendo executadas, uma das preocupações da equipe da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José e São João XXIII é manter a alegria. Por isso, dentro do possível e com toda a atenção às orientações, algumas atividades são realizadas para integrar e movimentar os idosos.
Parceiros da Fundação, o Grupo Ritornelo de Teatro tem ajudado nesse processo. De acordo com a coordenadora Geral da Fundação, Jurema Bruschi, a ideia é permitir que, mesmo diante de uma situação atípica, os idosos possam manter o mínimo da rotina, permitindo que eles possam se sentir seguros e ativos. “O momento tem exigido de todos uma mudança de comportamento e de rotina e isso afeta diretamente a vida e a saúde, principalmente dos idosos, que estão impedidos de receber visitas e, por isso, te fazer diversas atividades que demandam contato físico. Nossa intenção é, sempre que possível, oportunizar que eles possam vivenciar experiências e façam atividades alegres e animadas”, destaca.
Para o diretor da Entidade, Luiz Costella, o momento exige cuidado, mas também exige mais criatividade. “Sabemos que o momento pede muito cuidado, atenção e limita muitas das atividades que eram realizadas. Contudo, sabemos que precisamos seguir com as ações e que a saúde mental dos idosos é fundamental para a imunidade. Aos poucos e com cuidado, temos buscado alternativas que levem alegria para eles”, ressalta.
Todos de máscaras e respeitando o distanciamento, o Grupo Ritornelo apresentou algumas músicas e atendeu pedidos.
Comments