A Fundação Beneficente Lucas Araújo desenvolve, desde 2013, diversas oficinas voltadas para o bem-estar dos atendidos no Lar da Menina Pe. Paulo Farina, na Escola Menino Deus e João Busato e na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José e São João XXIII. Um destes espaços de aprendizado é a oficina de Música, liderada pelo monitor Rodrigo Brittes. Trabalhando a união, cidadania e a importância do conhecimento, a oficina já tem dado frutos.
As atividades são sempre realizadas em grupo. Ao todo, são oferecidas oficinas de canto e de instrumentos como violão, teclado e flauta-doce. De acordo com Rodrigo o objetivo das oficinas é desenvolver habilidades musicais nas meninas, mas, além disso, fazer com que elas desenvolvam hábitos e valores para a vida “Nas oficinas elas também aprendem a respeitar o espaço da colega, para que elas cresçam mais cultas, ou seja, que elas tenham um senso crítico musical, sabendo filtrar o que é bom para ela ouvir e o que não é”, destacou.
Segundo Rodrigo, depois de um período de adaptação, as meninas compreenderam a importância da música e hoje já esperam a hora de começar as atividades. “Várias vezes elas vem até mim para saber se já está na hora da aula e essa vontade se reflete na determinação em aprender e nos resultados que já obtivemos”, pontuou.
Para 2015 foram implantadas as oficinas de teclado e flauta-doce, a pedido das meninas.
Comments