Iniciativa é desenvolvida desde 2016 e envia bonecas produzidas para criança na África
O Lar da Menina Pe. Paulo Farina, da Fundação Beneficente Lucas Araújo, somou forças com o Projeto Bunekas. A iniciativa, idealizada pela psicóloga Michelle Bordinhon, de São Paulo, usa a confecção coletiva de bonecas de pano como instrumento para promover a dignidade infantil, a defesa do direito de brincar, além de trabalhar a prevenção contra
o abuso sexual, resgatando a autoestima de crianças em situação de vulnerabilidade na África.
Na Fundação, a atividade foi proposta pela psicóloga do Lar, Tatiane Seibel. Ela explica que o projeto envia partes das bonecas já prontas, como tecidos e peças, e que os parceiros da ação precisam apenas costurar e montar. O trabalho desenvolvido contou com as meninas atendidas, bem como com os pais e responsáveis, que também participaram de momentos. Ela ressalta que, para fazer a montagem, o projeto contou com a doação de materiais de costura, como linhas e agulhas, e uma máquina de costura, todos doados pela Rotary Culb de Passo Fundo.
Tatiane pontua que, além da ideia de colaboração e de ajuda, o Projeto Bunekas traz a reflexão sobre autoestima, além das mudanças do corpo e da sexualidade. “Com esse trabalho, conseguimos trabalhar os pontos do nosso serviço de fortalecimento de vínculos familiares, mostrando a importância da união, da ajuda, do trabalho coletivo. Além disso, com a iniciativa, conseguimos conversar com as meninas e com os familiares sobre os cuidados com o próprio corpo, sobre os limites que elas devem impor e a atenção que precisam ter”, destacou.
Em setembro, quando as bonecas estiverem prontas, o grupo fará uma reunião com todos os participantes para confeccionar uma carta que será enviada para as meninas da África.
Comments