Professores e alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF) desenvolvem, ao longo do ano, diversas ações de extensão, levando até a comunidade a prestação de serviços e também, quando necessário, a ajuda. Recentemente, a Unidade promoveu uma arrecadação de alimentos e fraldas geriátricas que foram encaminhadas a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São José, pertencente à Fundação Beneficente Lucas Araújo.
De acordo com o professor João Paulo De Carli, que acompanhou a entrega, foram aproximadamente 100 kg de alimentos não perecíveis, além das fraldas. Ele ressalta que a Faculdade realiza na Fundação o projeto de extensão “Atenção à saúde bucal do idoso”, com atividades de atenção odontológica bucal integral semanal, desenvolvida por alunos e professores extensionistas. O projeto também conta com o envolvimento da professora Micheline Sandini Trentin e da professora Daniela Jorge Corralo.
A arrecadação ocorreu durante a Gincana Odontológica de Integração da FO, realizada no mês de abril. A atividade, segundo De Carli, acontece em substituição ao trote. Para o professor, a ação é fundamental para que os alunos possam interagir com a comunidade. “A ação foi de extrema importância no sentido de auxiliar os idosos institucionalizados no Abrigo São José, uma vez que tal entidade abriga idosos carentes. Além disso, possibilitou a formação cidadã dos acadêmicos de Odontologia, possibilitando que os mesmos valorizem ações solidárias e beneficentes como esta para com a sociedade, principalmente quando substituem o trote”, pontuou.
Para a coordenadora da ILPI, Irmã Carmela Casanova, toda doação traz, além dos materiais, um carinho para cada atendido. “Recebemos sempre com os braços abertos as doações. Além da ajuda, sempre bem-vinda, ela é um carinho, um afeto que recebemos da comunidade”, disse.
Comments