Notícias

Poder da Transformação: ensaios gerais movimentam o Lar da Menina

 

 

     Os ensaios de teatro do grupo de crianças e jovens assistidas pelo Lar da Menina Pe. Paulo Farina, mantido pela Fundação Beneficente Lucas Araújo, iniciaram ainda em abril. Esses ensaios gerais são a preparação para a apresentação final, que vai encerrar a execução do Projeto o Poder da Transformação.

     Os ensaios do grupo, que conta com 17 meninas de diferentes idades, ocorrem semanalmente no Rito Espaço Coletivo, em paralelo às oficinas de teatro, que continuam sendo realizadas no Lar da Menina. Todas as atividades são ministradas pelo Grupo Ritornelo de Teatro.

     O Projeto O Poder da Transformação é uma parceria da Fundação Beneficente Lucas Araújo e o Grupo Ritornelo de Teatro. O projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

     Ao todo serão realizadas mais de 100 atividades, incluindo intervenções e apresentações teatrais para as crianças do Lar da Menina e para os Idosos assistidos pelo Instituto de Longa Permanência (ILPI) São José e oficinas de teatro para as crianças do Lar da Menina.

     Entre os temas que são trabalhados, estão o desenvolvimento das habilidades das meninas para o teatro, como capacidade de improvisação, liberdade corporal, concentração. Conforme a coordenadora pedagógica do Lar da Menina, Maristela dos Santos, o teatro ajuda no desenvolvimento em vários aspectos da criança. “O teatro é muito importante para as meninas, pois ajuda na socialização, autoconhecimento, desenvolvimento da expressão e postura corporal, desenvolvimento da comunicação e responsabilidade.”, conclui Maristela.

     As apresentações são abertas à comunidade externa e acessíveis a todos os públicos, contando com tradução em libras, de acordo com o Art.18 do Decreto 5.761, de 2006.

     O projeto O Poder da Transformação é apresentado pelo Ministério do Turismo e BSBIOS, tem o Patrocínio da Comercial Zaffari e da Rede de Postos Buffon com a Realização da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

Voltar