Notícias

Conexão sem internet

 

 

     Na era do smartphone e com tantas distrações que ele fornece, entre jogos online e coreografias de TikTok, manter as crianças conectadas com a realidade se torna mais difícil. Mas não é uma tarefa impossível. Uma iniciativa que está ajudando as crianças atendidas pelo Lar da Menina Pe. Paulo Farina, mantido pela Fundação Beneficente Lucas Araújo, a se manterem longe dessas distrações é o projeto O Poder da Transformação, que oferece oficinas de teatro para as crianças. Uma conexão que ocorre sem a necessidade da internet.

     A estudante Leandra Albuquerque frequenta o Lar da Menina desde que nasceu, há 13 anos. De manhã a rotina da Leandra inicia no Lar da Menina, com as oficinas em diversas áreas, entre elas culinária, capoeira e informática, mas, a que mais atrai a estudante é a oficina de música.

     Leandra confessa que é bastante tímida, e uma oficina que está ajudando muito nesse sentido é a de teatro. "Eu acho legal aprender coisas novas, e o teatro me ajuda a expressar mais meus sentimentos e me soltar”, explica Leandra. Sempre no celular, como uma forma de lidar com sua timidez, a estudante afirma que a interação com outras pessoas é bastante positiva e que vai ajudar muito em seu desenvolvimento.

     A mãe, Loreni da Silva, acha ótimo o interesse da filha em participar do grupo de teatro. "Ela está interagindo e conversando mais, pois ela é muito tímida. E também está se soltando mais”, explica Loreni. Antes das oficinas oferecidas pelo Lar da Menina, Leandra era bastante introspectiva e agora, aos poucos, esse comportamento está mudando.

     A estudante faz parte do grupo de teatro que vai apresentar suas performances ao final do projeto, que é realizado pela Fundação Beneficente Lucas Araújo junto com o grupo Ritornelo de Teatro. Os ensaios iniciaram em abril e a apresentação final será em dezembro.

     As apresentações serão abertas à comunidade externa e acessíveis a todos os públicos, contando com tradução em libras, de acordo com o Art.18 do Decreto 5.761, de 2006.

     O projeto O Poder da Transformação é apresentado pelo Ministério do Turismo e BSBIOS, tem o patrocínio da Comercial Zaffari e da Rede de Postos Buffon com a Realização da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

 

Voltar