Notícias

Batizado de Capoeira acontece na Fundação Lucas Araújo

 

 

     Como tradicionalmente ocorre todos os anos, a Fundação Beneficente Lucas Araújo abre suas portas para mais um batizado de Capoeira. A cerimônia ocorre no dia 10 de dezembro, a partir das 13h30min, no saguão do Lar da Menina Pe. Paulo Farina. No domingo, às 10h, a atividade acontece no Teatro Múcio de Castro. A ação envolve vários projetos e entidades diferentes de Passo Fundo e região, incluindo crianças e adolescentes da Escola de Educação Infantil e Lar da menina da Fundação.

     O batizado de Capoeira acontece quando um novo praticante joga pela primeira vez com um mestre que não seja o seu. Este mestre lhe avalia, joga com o aluno, lhe aplica uma queda, um abraço e um aperto de mão, reconhecendo neste momento como um capoeirista. As cores do cordel são diversas e variam de grupo para grupo. Elas são usadas para simbolizar as diferentes fases de aprendizados do capoeirista, e também para lembrar que a capoeira é um movimento afro-brasileiro e que nasce pela luta da liberdade do negro escravizado, possuindo uma rica herança histórico-cultural.

O Grupo

     O Grupo de Capoeira Angola Liberdade Casa Grande está presente em várias cidades do Rio Grande do Sul e é coordenado pelo Mestre Dentinho. Em Passo Fundo o Grupo é coordenado pelo professor Evandro Mesquita (Milico) e pelo professor Marcos (Testa), além dos instrutores e monitores.

     Além da parte lúdica, artística ou cultural, o Grupo se preocupa em atuar de forma direcionada para permitir um desenvolvimento global, agregando valores e potencialidades ao processo educacional, fortalecendo ações escolares e a integração familiar.

Serviço

O que: Batizado de Capoeira
Quando: Dias 10 e 11 de dezembro
Onde: Dia 10 na Fundação, dia 11 no Teatro Múcio de Castro
Horários: Dia 10, a partir das 13h30min e dia 11 a partir das 10h
Informações: (54) 98414-7022 ou (54) 98408-1555

 

Voltar