Notícias

Formatura de Capoeira movimenta a Fundação Lucas Araújo

 

 

        Uma tarde de muita emoção e alegria contagiou os presentes neste sábado, 13/12, na Fundação Beneficente Lucas Araújo. O 10º Batizado de Capoeira do Grupo de Capoeira Angola Liberdade Casa Grande concedeu cordéis e certificados para 300 crianças da Fundação, projetos da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), de projetos da Secretaria Municipal de Educação, do Sest Senat e do projeto Transformação em Arte.

        De acordo com Evandro Mesquita, ou professor Milico, como é conhecido, o Batismo de Capoeira acontece quando um novo praticante joga pela primeira vez com um mestre, que não seja o seu. Este mestre o avalia, joga com o aluno, aplica uma queda, um abraço e o reconhece neste momento como capoeirista. Milico explica que as cores do cordel variam de grupo para grupo e são usadas em diferentes fases do aprendizado.

        Coordenador do Grupo de Capoeira Angola Liberdade Casa Grande em Passo Fundo, Milico ressalta que a preocupação do grupo é ir além da parte lúdica, artística e cultural. “A atuação é direcionada afim de permitir um desenvolvimento global, agregando valores e potencialidades ao processo educacional fortalecendo ações escolares e a integração familiar”, pontuou.

        Evandro também é monitor da oficina de capoeira oferecida pela Fundação Lucas Araújo. Segundo o diretor da Entidade, Luiz Costella, foi um momento de muita energia que finalizou as ações desenvolvidas ao longo do ano.

 

Voltar