Lar da Menina
No início de suas atividades, a Fundação Lucas Araújo atendeu meninas carentes em caráter de internato, contudo, com o passar dos anos, e as mudanças sociais, a Entidade também foi se reformulando e hoje, trabalha com crianças e adolescentes meninas 4 anos (completos até 31/03 do ano corrente) até 15 anos.
Hoje o Lar da Menina oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a partir de intervenções sociais planejadas, que se materializaram por meio dos grupos, com vistas a estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.
Assim, os encontros dos grupos criaram situações de convivência para a realização de diálogos e fazeres que constituem alternativas para o enfrentamento de vulnerabilidades e a construção de alternativas.
As ações procuram promover e constituir espaços de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidade.
Para fazer isso, o Lar oferece diversas oficinas como Artesanato, Culinária, Meio Ambiente, Dança, Teatro, Música, Informática, Capoeira, entre outras. Além de proporcionar atividades lúdicas e de formação com interação com outras instituições e entidades, permitindo a troca de experiências e a oportunidade vivenciar várias realidades.
O SCFV é pautado no caráter preventivo e proativo, na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Garante, assim, as seguranças de acolhida e de convívio familiar e comunitário e, ainda, estimula o desenvolvimento da autonomia dos usuários.
O atendimento é feito no turno inverso ao da escola, ou seja, aquelas que estudam pela manhã, ficam na Fundação à tarde, as que estudam à tarde, realizam atividades no turno da manhã.




