Idosos

        A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da Fundação Lucas Araújo atua no cuidado, atenção e bem-estar dos residentes.

        Na ILPI são acolhidas pessoas idosas: homens e mulheres, a partir dos 60 anos de idade, vulneráveis, com ou sem vínculos familiares, distribuídos em Graus de Dependência I, II e III. Os mais dependentes ficam na Ala São João XXIII, e os mais independentes, na Ala São José. Os idosos são atendidos em caráter de moradia, divididos em alas que pontuam suas necessidades. São idosos que residem coletivamente, com aposentos separados por sexo e constituem um grupo diversificado, com diferentes crenças, formações, religiões, raças/etnias, deficiência, entre outras características.

        Neste ambiente, eles têm certeza de que seus direitos são preservados, além de serem motivados constantemente pelas atividades.

        Todos os idosos atendidos na ILPI são do público beneficiário da Assistência Social (contribuição de até 70% do respectivo benefício/pensão/aposentadoria), e estão em situação de vulnerabilidade ou risco social (financeiro, moradia, isolamento social e familiar...).

        Uma equipe técnica é a responsável e a estrutura de atendimento é formada por médico, assistente social, psicóloga, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, recreacionistas, técnicos de enfermagem, além da equipe de sanificação, estagiários de odontologia, enfermagem e medicina.

        O ambiente é voltado para acolher os idosos e manter a família próxima, preservando os vínculos, e quando rompidos, a entidade atua com a intenção de reatar. Nos casos em que o idoso não conta mais com a família próxima, a Fundação age no sentido de ser, da melhor maneira, a família dele.